As dores musculares nas articulações costumam ser associadas à velhice, como se fossem um problema específico da Terceira Idade. Não é bem assim, embora sejam frequentes, de facto, entre os mais velhos, resultado dos processos de degeneração típicos do avançar da idade e também da longa vida de sacrifícios, de excessos e de tensões.

Mas também os mais novos podem sofrer com este tipo de desconforto, nomeadamente em virtude da prática de desporto de forma mais intensa ou da tensão acumulada no dia-a-dia.

Além da lesão específica nos tecidos musculares, este tipo de problema pode afetar ainda os tendões e os ligamentos. Quando a situação se arrasta à zona dos ligamentos, é importante consultar o médico para avaliar se não estará perante uma complicação mais grave. Nestes casos, além da dor muscular localizada na área afetada, verificam-se ainda sintomas como inchaço e inflamação e dormência. Quase tão intensa como a dor nos rins, esta dor pode ser extremamente incomoda.

Como evitar as dores musculares nas articulações

Há dicas para a manutenção de uma boa saúde que são recomendadas em termos generalizados e que são perfeitamente aplicáveis nestes casos. Praticar exercício regularmente, manter uma alimentação equilibrada, evitar álcool e açúcar, não fumar… Se fizer isso tudo, estará a dar passos decisivos no sentido de evitar as dores musculares articulares. Mas pode e deve seguir outras recomendações…

Nomeadamente, aquando da prática desportiva, é importante que não descure a fase do aquecimento. Preparar os músculos, especialmente com alongamentos adequados, é uma excelente forma de evitar lesões musculares. Deve também proceder a este tipo de exercícios após o treino ou a prática desportiva, pois assim ajudará os tecidos musculares a recuperarem do esforço despendido.

A obesidade ou o excesso de peso é uma das causas das dores musculares nas articulações, pelo que é essencial que mantenha um peso equilibrado, procurando continuar uma alimentação cuidada e livre de ingredientes perniciosos.

A artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença crônica que provoca o inchaço e a inflamação das articulações. As dores musculares associadas são bastante intensas e condicionam fortemente as movimentações de quem sofre com este mal. Gradualmente, as articulações vão perdendo força e capacidade de se moverem, deixando a pessoa afetada seriamente debilitada e coarctada em termos de mobilidade.

As origens desta doença são desconhecidas, pelo que a acuação, ao nível do tratamento, está muito ligada ao cuidado do desconforto e das dores. Além dos medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios que se podem tomar para aliviar a dor, há muitos médicos que sugerem o recurso a terapias alternativas como a acupunctura. E há quem acredite que a medicina tradicional chinesa pode permitir o atraso no desenvolvimento da artrite reumatoide.

Nas situações mais graves e mais avançadas, a doença só poderá ser amenizada com recurso a uma operação. E pode mesmo ser necessária a colocação de próteses para ajudar o paciente em termos de movimentação.

Truques para aliviar a dor

O descanso da zona afetada é o melhor remédio para tratar de imediato o problema. A prática de atividade física, caso a viesse exercendo, é altamente proibitiva. Mas pode continuar uma rotina desportiva dando caminhadas e até praticando natação, atividades que exercitam os músculos sem promoverem movimentações bruscas ou choques agressivos.

Aplicar compressas de gelo ou emplastros são excelentes medidas para promover o alívio da dor e reduzir o inchaço e a inflamação. E as massagens localizadas, com recurso a relaxantes musculares ou a mezinhas caseiras, darão grande alívio e ajudará a promover o relaxamento dos tecidos musculares.