A dor nas costas é uma queixa extremamente comum na população em geral. Cerca de80% dos   indivíduos adultos terão dor nas costas durante a vida.

Atualmente essa incidência tem aumentado em decorrência de má postura, excesso de peso e até o envelhecimento da população.

A região da coluna onde a dor é mais frequente é a lombar. A dor lombar, ou lombalgia, na maioria das vezes é causada por contraturas ou distensões musculares que nem chegamos a perceber. Às vezes um simples movimento de levantar um peso de forma errada ou um movimento súbito de flexão e torção do tronco pode provocar esse tipo de dor. Esses são apenas alguns exemplos de inúmeras causas.

Pode haver, entretanto, alguma outra doença associada na coluna que esteja contribuindo ou até gerando a dor. Dois exemplos muito comuns são a artrose da coluna (desgaste osteo-articular) e a hérnia de disco. Nesses casos, a dor pode durar várias semanas, meses, ou até anos, diferentemente de uma contratura ou distensão muscular mais simples.

Algumas pessoas podem ter dor crônica nas costas com períodos de crise (episódios de dor aguda) mais ou menos intensos, inclusive com dormências nos braços ou pernas. Nesses casos sempre é importante procurar um médico antes de tomar qualquer medicação sem orientação.

É importante sempre procurar atendimento quando algum dos seguintes sintomas está associado à dor nas costas:
Persistência da dor por mais de 1 semana
A dor está piorando
Braços ou pernas estão pesados ou sem força
Formigamento ou dormência nos membros
Perda de controle da bexiga ou intestino
Limitação nas atividades diárias
Dificuldade para andar
Mas quais são as causas mais comuns de dor nas costas?

A causa mais frequente é o nosso próprio comportamento durante o dia-a-dia. Tensão e estresse do cotidiano muitas vezes levam a contraturas musculares e consequente dor. A postura incorreta por muitas horas na frente do computador, sentado no trabalho, ou mesmo dirigindo, acaba determinando um desbalanço muscular na coluna com diminuição da massa muscular e encurtamentos. Mesmo na posição em pé, por muitas horas empostura inadequada, pode levar a dor nas costas. Esses efeitos a médio e longo prazo podem causar dor crônica em graus variados e intermitentes. Em contra-partida, indivíduos que exercem trabalhos pesados, com levantamento ou movimento de pesos de forma incorreta também acabam tendo lesões musculares e dor nas costas.

Outras causas comuns são lesões desportivas. Esportes com movimentos de torção e flexão do tronco com a musculatura da coluna despreparada ou até encurtada podem levar a lesões e dor nas costas por várias semanas.

O envelhecimento da coluna é outro fator que pode gerar dor. A medida que os anos passam, os discos (amortecedores naturais da coluna) vão se desidratando, os espaços por onde passam os nervos e a medula pode ir diminuindo devido à artrose (desgaste natural da idade) e o indivíduo pode começar a apresentar dor nas costas progressiva com irradiação da dor para algum braço ou perna. A dor “corre” pelo membro de acordo com o nervo que está sendo comprimido na coluna.  Outro problema que pode estar relacionado à coluna é a dificuldade para andar devido às pernas “pesadas” ou dormentes. As principais causas para isso são problemas de coluna e problemas vasculares.

Ás vezes a dor nas costas que “corre” ou “caminha” para a perna (“ciática”) ou o braço, pode estar sendo causada por uma hérnia de disco. A hérnia de disco acontece quando o disco da coluna sai do seu local habitual. Quando isso acontece, uma parte do disco pode comprimir um ou mais nervos.

Acidentes e traumatismos também podem causar dor nas costas, podendo ser apenas uma contusão ou até mesmo uma fratura na coluna. Nesses casos também é sempre importante uma avaliação médica.

Indivíduos com osteoporose têm uma incidência maior de fraturas na coluna. Essas fraturas podem até mesmo ser espontâneas, sem nenhuma queda ou trauma. É sempre importante lembrar da possibilidade de fraturas em pacientes portadores de osteoporose que apresentam dor de coluna súbita.

O excesso de peso é uma preocupação global e ele pode influenciar muito na frequência de dor nas costas. O sobrepeso aumenta a pressão nos discos da coluna e influencia no equilíbro postural fisiológico. Muitas vezes uma simples redução de peso pode melhorar o quadro doloroso. Existem também algumas doenças reumatológicas que podem interferir nas costas, como artrite reumatóide, fibromialgia e espondiloartropatias (espondilite anquilosante, sd. Reiter, artrite psoriática). Doenças neuromusculares, neoplasias e até mesmo distrofias podem causar dor nas costas, mesmo em repouso. Deformidades da coluna como escolioses, hipo/hipercifoses e hipo/hiperlordoses também podem levar a dor nas costas de diferentes maneiras de acordo com a gravidade.

A grande maioria dos pacientes irá melhorar com tratamento clínico e medidas conservadoras. A cirurgia da coluna está indicada em uma minoria dos casos.

É importante sempre ter em mente que se a dor nas costas persiste ou é acompanhada de outros sintomas já mencionados, você deve fazer uma consulta com um especialista em coluna.