O entorse (torções) é um problema freqüente do sistema locomotor, que pode ocorrer em atletas ou passeadores, por exemplo. Aqui você encontra o nosso arquivo completo sobre este tema.

O entorse é uma lesão dos ligamentos de uma articulação sem deslocamento das superfícies articulares. Em caso de entorse, o raio de ação normal de uma articulação é ultrapassado com o efeito do impacto e causa um dano por distorsão no aparelho cápsulo-ligamentar.

Os ligamentos são tecidos de estrutura elástica, que conectam os ossos e encontram-se nas articulações. Distinguimos o entorse benigno (não há ruptura dos ligamentos) dos entorses graves (há ruptura dos ligamentos). O tornozelo é a região do corpo mais afetada por entorses. Entorses também muitas vezes se desenvolvem na altura dos joelhos e arco dos pés.

Causas

Quando a articulação é submetida a um movimento brusco há risco de ocorrer um entorse benigno ou grave. É o que ocorre com os atletas (jogadores de futebol, tênis,etc.) que efetuam movimentos bruscos e violentos com freqüência. A caminhada e/ou um movimento em falso podem também provocar um entorse.

Grupos de risco

Os grupos de risco são principalmente:

• Os atletas, esportistas
  • A fadiga em geral (que enfraquece e pode favorecer um entorse)

Geralmente, quanto mais forte for a dor, mais forte e importante é a lesão.

Existem 3 tipos diferentes de entorses, classificadas pela dor:

Entorse ligeira ou tensão: O ligamento é esticado ou levemente rasgado. A dor é leve ou inexistente, mas pode aumentar com o movimento. Em geral, a área afetada não está particularmente inflamada.

Entorse moderada: algumas fibras do ligamento são rasgadas, mas não completamente. A área afetada, como a articulação, fica dolorida e às vezes inchada. O movimento é difícil. Um hematoma pode estar presente.

Entorse grave: Um ou mais ligamentos são completamente rasgados. A área afetada, muitas vezes uma junta, é muito dolorida, muito inchada com uma cor diferente do resto do conjunto, indicativo de um hematoma. Você não pode mover a articulação.

Os movimentos na articulação são anormalmente amplos, isso é porque os ligamentos que sustentam a articulação estão severamente danificados e não consegue mais segurar o bom movimento articular. Nota-se tipicamente a presença de um hematoma 24 horas após o início da entorse.

Nota: a entorse grave é fácil de ser confundida com uma fratura.

O diagnóstico dos entorses consiste em:

• Um exame clínico
  • Radiografias

É importante consultar um médico em caso de entorse grave.

O tratamento dos entorses benigno geralmente consiste em:

• Na aplicação de compressas de gelo, que devem ser feitas o mais rápido possível (mais informações em “aplicação de gelo em caso de entorse”)
  • Compressão: colocar uma bandagem, um esparadrapo (strapping, feito pelo médico), um gesso ou uma atadura durante 2 a 3 semanas, isso ajuda a impedir o inchaço. É o médico que irá decidir qual a melhor solução para imobilizar bem a articulação e ajudar na reconstrução dos ligamentos.
  • O uso de anti-dor e antiinflamatórios como o ibuprofeno ou o diclofenac em uso externo (creme, gel,…) ou interno (comprimidos).
  • Repouso, você pode, por exemplo, utilizar a a ajuda de uma bengala ou muleta para caminhar, se o entorse ocorrer no tornozelo ou joelho. O objetivo é estabilizar a articulação, enquanto o paciente aguarda uma consulta no médico.

Para os entorses graves

• Alem dos tratamentos do entorse benigno (frio, bandagem, anti-dor), o médico pode propor uma intervenção cirúrgica

Dicas terapia

• Aplique rapidamente uma compressa de gelo (para limitar a dor e o inchaço, efeito “antiinflamatório natural”). Você pode, por exemplo, fazer compressas de dez minutos e repetir a operação de hora em hora. Utilize uma bolsa de gelo (ou gel “cold pack”) protegida por uma toalha (você não deve deixar o gelado em contato com a pele).
  • Em caso de inchaço e se o entorse ocorrer na região do pé, é aconselhado deixar o pé em uma posição elevada.
  • Se o seu entorse ocorrer após uma prática esportiva, é aconselhado a não retomar o esporte logo em seguida: por exemplo, em caso de entorse moderado são necessárias 4 a 6 semanas de repouso antes de retomar o esporte.
  • Cerca de 48 horas após a entorse, se o inchaço desapareceu, aplicar calor na área afetada.

• Faça um bom aquecimento antes de praticar esportes.
  • As mulheres devem evitar o uso de saltos altos.
  • Depois de praticar esportes, fazer um alongamento.
  • Após o exercício físico, aplicar compressas frias sobre as articulações em risco de em torse (por exemplo, se você teve no passado).