Quem nunca perdeu uma noite de sono? Ou teve sonolência durante o dia?
Os distúrbios do sono são classificados em 8 grandes grupos. As insônias e os distúrbios respiratórios são os mais frequentes, seguidos pela hipersonolência e por distúrbios por movimento durante o sono. O sonanbulismo, terror noturno e micção involuntária devido à desordem nos rins, urétra e falta de controle dos músculos afetam de forma direta a qualidade do sono. O Bruxismo, está incluído entre os distúrbios do movimento durante o sono, ocorrendo em qualquer faixa etária.
A insônia ocorre em 30% da população e a insônia ocasional em 50%, o comportamento influencia de forma direta. O consumo de cafeína, refrigerante, cigarro e drogas, reduzem o estado de sono profundo e aumento os microdespertares. A tendência em acentuar preocupaçoes e pensamentos negativos contribuem para o aumento dessa condição.
O uso de medicamnetos como broncodilatadores, descongestionantes, esteróides, estimulantes e antidepressivos, causam insônia.
É possível tratar distúrbios do sono sem uso de medicamentos? Sim! Uma série de fatores contribuem para os distúrbios do sono, adquirir hábitos saudáveis é fundamental. Através da Osteopatia Craniana, é possível manipular os ossos do cranio, equilibrando o Sitema Nervoso Autônomo que é responsável pelo controle do estado de vigília e as etapas fisiologicas do sono.
Ao se deitar, procure respirar de forma lenta e suave. Sempre que soltar o ar solte os músculos de todo corpo… Tente não pensar nos problemas antes de dormir e tenham uma boa noite!