A tontura é genericamente caracterizada por uma sensação de desequilíbrio. Um tipo particular de tontura é a vertigem, que causa uma sensação de instabilidade ou de flutuação. Com o problema, a pessoa tem uma desagradável sensação de rotação. Labirintite também é tontura, mas causada por infecção ou inflamação no labirinto.
Causas: A tontura pode ser causada por problemas visuais, otoneurológicos ou psiquiátricos. Também pode ser consequência de problemas na tiroide, hipertensão, gravidez e doenças cardiológicas.
Sintomas: sensação de instabilidade, de rotação, desequilíbrio e diminuição da audição.
Consequências: perda da audição.
Prevenção: evitar a ingestão de café, chocolate, chá preto, coca-cola, guaraná, gorduras, frituras, energéticos, açúcar mascavo, bebidas alcoólicas e tabaco. Comer a cada três horas.
Tratamentos: O tratamento varia de acordo com a causa, podendo ocorrer com uso de medicamentos, fisioterapia, hidroginástica, reabilitação vestibular (opção terapêutica para restabelecer o equilíbrio do paciente) e até cirurgia.
Exames: audiometria e impedanciometria.
Cirurgias: depende do diagnóstico. Em casos extremos pode ser necessário realizar a larintectomia, que é a retirada do labirinto.