O que é Osteopatia?
A Osteopatia é um método de diagnóstico e tratamento que reúne um conjunto de técnicas manuais, visando restabelecer a saúde e o bem estar. Através de manobras específicas, trata o paciente de forma global, buscando as causas de suas queixas. A Osteopatia utiliza várias técnicas assim denominadas: estruturais, funcionais, viscerais e cranianas, objetivando tratar os mais diferentes tecidos do corpo humano. Desta forma, trata o conjunto do sistema musculoesquelético, o sistema visceral e também o crânio e suas correlações neuro-meníngeas.
“A osteopatia é uma concepção diagnóstica e terapêutica manual das disfunções de mobilidade articular e tecidual em geral, que participam no aparecimento de doenças.”
Em todos os casos a osteopatia realiza um diagnóstico que permite estabelecer quais estruturas estão bloqueadas ou em disfunção. O tratamento consistirá em eliminar estas lesões mediante técnicas de alongamentos, mobilizações e manipulações.
Nós temos de respeitar a regra de ouro da osteopatia: devolver a mobilidade à estrutura, tendo em conta o entorno anatômico, circulatório, hormonal e nervoso, dentro do contexto psicológico próprio de cada indivíduo.
Dr. Andrew Taylor Still, considerado o pai da osteopatia, dizia que “o funcionamento do homem é uno e indivisível; qualquer que seja a alteração de um órgão, repercutirá necessariamente em todo o organismo”
Quando se deve consultar um osteopata?
- Lesões das costas: cervicais, lombares, hérnias, contraturas.
- Lesões desportivas: entorses, luxações, sobrecarga muscular.
- Patologia músculo-esquelética: artroses, artrites, fibromialgia, osteoporose.
- Transtornos da esfera crânio-cervical: cefaleias, enxaquecas, vertigens, tonturas.
- Transtornos digestivos, circulatórios, respiratórios.
- Transtornos nervosos.
- Transtornos psicossomáticos.