NEURALGIA DO TRIGÊMEO
Neuralgia do trigêmeo se manifesta com dores do tipo choque, principalmente na face e mandíbula. A dor dura um ou mais segundos e pode ser desencadeada pelo se barbear, vento frio, engolir, às vezes até falar e lavar o rosto. Ocorre nas faixas etárias mais avançadas e é tratada com medicamentos e, em alguns casos, procedimentos cirúrgicos.
NEURALGIA DO GLOSSOFARÍNGEO
Dor do tipo choque ou pontada, forte, que ocorre na região da base da língua, fundo da garganta, ouvido e ângula da mandíbula. Pode ser desencadeada por engolir, falar, tossir, semelhante à neuralgia do trigêmeo.
NEURALGIA OCCIPITAL
A neuralgia do occipital afeta a região da nuca, a dor é em pontada ou choque, pode ficar um dolorimento de fundo, pode aparecer de um lado da nuca, mais para o meio ou mais para perto do ouvido, apresenta boa resposta a bloqueio do nervo com anestésico local (injeção de xilocaína).
NEURALGIA SUPRAORBITAL
É uma dor que ocorre na região em cima da pálpebra, de um só lado, pode ser abolida com bloqueio do nervo supraorbital, uma injeção de xilocaína na região frontal da cabeça (a autentica “injeção na testa”).
NEURALGIA PÓS-HERPÉTICA
É um tipo de dor muito forte que ocorre na face, geralmente na distribuição de algum nervo, que foi acometido anteriormente por uma infecção do herpes-zoster, popularmente conhecido como “couro de cobra”, é mais frequente em idosos, imunodeprimidos (AIDS, cancer).